Pesquisar neste blogue

sexta-feira, julho 09, 2010

GASTRONOMIA MADEIRENSE





A gastronomia madeirense é rica e variada. Infelizmente apenas dois ou três pratos são apresentados aqueles que nos visitam, refiro-me à espetada, à filete de espada com banana e à carne de vinha-de-alhos. Mas existe um grande numero de pratos tradicionais que poucos conhecem e que se vai perdendo com o continuar dos anos. 

Falo da Açorda à Moda do Funchal, do Atum Assado, Bacalhau em Pau de Louro, Bifes de Atum, Cabeça de Porco Fumada, Cavalas com Molho de Vilhão, Cozido à Madeirense, este que sofreu bastante alteração devido a introdução dos enchidos vindos do Continente, Lapas de Escabeche, Sarapatel e Vitela de Cebolada. Já na Doçaria temos Beijinhos, Bolo de Iogurte, Bolo de Mel da Madeira, Broas de Mel, Fartos de Batata doce, Pudim de Maracujá e Queijadas. E isto são apenas de algumas das nossas iguarias.

As primeiras receitas eram simples e foram sofrendo alteração ao longo dos anos devido a evolução dos meios de comunicação, a alimentação era baseada primeiramente em produtos locais em grande parte hortaliças, legumes e frutas. As carnes eram consumidas mais em épocas festivas e progressivamente foram fazendo parte da alimentação do dia a dia.


Isto devido ao custo de vida na altura, mas também traduzia a mentalidade dessas épocas mais antigas, pois acreditava-se que quem cosumia carnes de aves e carnes delicadas possia uma iinteligência e sensibilidade superior à dos que se alimentavam de carnes vermelhas e de porco. As classes trabalhadoras podiam consumir um pouco de carne, mas considerava-se que gozavam de melhor saude porque consumiam grandes quantidades de legumes.


Sem comentários: