Pesquisar neste blogue

quinta-feira, julho 08, 2010

A BATATA


Batata ou semilha, regionalismo Madeirense, é um tubérculo perene pertencente à familia das Solanacease. Originária do Peru é um dos vegetais mais utilizados no mundo. Cultivam-se actualmente milhares de variedades de batata.
A batata é cultivada desde eras imemoriais pelo povo Inca e era chamada de "papa”. Ainda hoje são produzidos e comercializados nos Andes mais de 200 variedades diferentes deste tubérculo. Em 1570 a batata foi levada para a Espanha e de lá se disseminando pela Europa e depois para todo o mundo.
As batatas têm grande importância na culinária. Podem ser consumidas fritas, assadas, ensopadas, à milaneza, à parmegiana, cruas ou cozidas. São muitas vezes consumidas quentes, como acompanhamento da refeição principal, ou frias como parte de saladas.



CURIOSIDADE SOBRE A BATATA FRITA

O termo batatas fritas refere-se ao produto da preparação culinária de batatas cortadas previamente em tiras, palitos finíssimos (batata palha), rodelas ou folhas e, posteriormente, fritas em óleo vegetal.
Ainda se questiona a verdadeira origem da batata frita. A discussão principal está entre Bélgica, França e Espanha.
O historiador belga Jo Gerard já menciona batatas serem fritas em 1681 nos Países Baixos Espanhóis, hoje na região da Bélgica.
Na França há registros de receitas de batatas fritas no livro Les Soupers de la Cour, de Menon, em 1758. Em alguns países o nome do prato faz alusão à origem francesa, como french fries (fritas francesas), em inglês.
Há ainda a alegação do prato ter sido criado na Espanha, primeiro país a receber as batatas do Novo Mundo. De acordo com o curador do Frietmuseum de Antuérpia, Bélgica, Professor Paul Ilegems, Santa Teresa d'Ávila teria fritado as primeiras batatas, de acordo com o costume da cozinha Mediterrânea de pratos fritos

Sem comentários: