Pesquisar neste blogue

quarta-feira, junho 23, 2010

O HAMBURGUER

O hambúrguer é uma sanduíche de carne picada, quase sempre de carne de vaca, é frito ou grelhado e servido entre duas metades de pão, formando o sanduíche, é esse, por extensão, o seu significado mais comum. Pode ser acompanhado por condimentos e outros ingredientes também colocados dentro do pão, como cebola, alface, tomate, ketchup, queijo em fatias, bacon etc. O hambúrguer é um sanduiche popular em quase todo o mundo.
Há poucas versões sobre a origem do hambúrguer. Porém, um dado é certo: ele nasceu há muitos séculos e, contrariando a regra da grande maioria dos hábitos alimentares, que se caracterizam pela regionalidade. O hambúrguer, apesar de tido e havido como uma instituição norte-americana, só chegou aos Estados Unidos, pelas mãos de imigrantes alemães, vindos dos arredores de Hamburgo.
Já no Século XIII, quando cavaleiros tártaros, durante as cavalgadas, moíam a carne dura e crua, colocando-a sob suas selas. Após algum tempo de travessia, o alimento transformava-se numa "massa" mais macia e fácil de mastigar.

Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita, porém, o facto de comer a carne crua, não lhes agradava muito. Levaram, então, a idéia para casa, mas passaram a cozinha-la. O sucesso foi tal que rapidamente tornou-se um prato típico da culinária alemã.
Quando a América recebia seus imigrantes, que partiam da cidade alemã de Hamburgo, estes traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês). Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hambúrguer é um ícone da culinária americana.


Sem comentários: