Pesquisar neste blogue

quarta-feira, junho 23, 2010

A PIMENTA



A pimenta é o nome dado aos de condimentos culinários de sabor picante. Entre eles destacam-se as sementes que devido aos diferentes graus de maturação dá origem à pimenta-verde, à pimenta-branca e à pimenta-preta.

A pimenta-da-jamaica, devido ao seu sabor faz lembrar uma mistura de cravo, canela e noz-moscada, é conhecida também como pimenta all spice.

No género Capsicum existem 27 espécies conhecidas e a estas plantas, estão associadas a escala de Scoville, que mede o grau de picante, ardor.

Os frutos de plantas deste género, destacam-se:
  • O pimentão ou pimento que não são picantes;
  • A pimenta-malaueta, também conhecida como piri-piri;
  • A pimenta-de-caiena., que depois de seca dá uma especie de paprika.
A pimenta faz bem à saúde e seu consumo é benéfico para quem tem enxaqueca. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é a capsaicina*, a qual também possui propriedades benéficas à saúde. Ela provoca a liberação de endorfinas, substâncias que provocam uma sensação de bem-estar. As substâncias picantes das pimentas melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito antiflatulência. Favorecem a cicatrização de feridas. Existem estudos que demonstram que a pimenta é um potente antioxidante (antienvelhecimento) e anti-inflamatório. A pimenta possui propriedades anti cancerismo



Em 1912, enquanto trabalhava para uma farmacêutica, o químico Wilbur Scoville desenvolveu um método para medir o "grau de calor" da pimenta.

Este teste é chamado de teste Organoléptico de Scoville, e é chamado de procedimento de diluição e prova. No teste original, Scoville misturou a pimenta pura com uma solução de água com açúcar. Então, um painel de provadores bebeu da solução. Quanto mais solução de água e açúcar é necessária para diluir uma pimenta, mais alto seu "grau de calor".

Depois o método foi melhorado e foram criadas as unidades de Scoville. Assim, 1 xícara de pimenta que equivale a mil xícaras de água, corresponde a 1 unidade na escala de Scoville.

Capsaicina* pura equivale a 15 milhões de unidades Scoville. O poder da pimenta é medido nesta escala. A pimenta mexicana Habanero chega a 300 mil unidades nesta escala. Uma pimenta "Red Savina Habanero", uma espécie modificada, chega a 577 mil unidades e a Tezpur indiana chega a 877 mil unidades.


* - CAPSAICINA
O composto químico capsaicina é o componente activo das pimentas conhecidas como pimentas chili, e estas plantas pertencem ao gênero Capsicum.
É irritante para os mamíferos, incluindo os humanos, e produz uma sensação de ardor em qualquer tecido que entre em contato. A capsaicina é produzida como um metabólico secundário pelas pimentas chili, provavelmente como barreiras contra os herbívoros.


Sem comentários: