GIRÂNDOLAS DE MIL FOLHAS
Estenda a massa folhada e corte-a aos quadrados. A partir dos cantos, com uma faca pontiaguda faça uma incisão em diagonal em direção do centro, parando pouco depois do meio da parte seleccionada. Coloque no centro uma colher de recheio e dobre para o meio quatro pontas apenas humedecidas, pressionando delicadamente. Dourar com uma gema batida, sem exagerar, caso contrário a massa folhada vai inchar pouco.
CANAPÉS
São muito apropriados quer aos preparados doces quer às receitas salgadas. Extraia da massa folhada um número par de quadrados. Com a ajuda de uma forma com bordos cortantes, elimine a parte central de metade dos quadrados preparados. Humedeça os bordos daqueles que deixou inteiros e coloque-os por cima das “molduras” obtidas. Com uma gema batida doure os canapés e coza-os, completando depois com o recheio.
MASSAS TENRAS E BASES PARA TORTAS
Estenda a massa folhada com um rolo de modo a obter um disco ou uma forma rectangular, conforme a torteira a revestir.
Aconselha-se cozer primeiro as bases dos bolos, se estes forem enfeitados com frutos que tenham tendência para deixar escorrer o seu sumo. Outro sistema para evitar que a massa folhada fique encharcada com o sumo dos frutos é polvilhar o fundo com uma colher de sêmola.
DECORAÇÃO DAS “TAMPAS”
Utilize um prato ou base da torteira com o fundo móvel para cortar a massa à medida. Coloque o disco obtido sobre o recheio e faça um pequeno furo no centro, para permitir a saída do vapor que se forma durante a cozedura e que tornaria mole a massa, comprometendo o típico estalar da massa folhada. Com uns ferrinhos de estampagem para pastelaria, grave alguns motivos decorativos à superfície.
ROLINHOS RECHEADOS
Estenda a massa folhada, formando um rectângulo e barre com o recheio escolhido. Enrole a massa sobre si mesma e corte em rodelas, utilizando uma faca muito afiada para não estragar a massa folhada.
Leve ao forno pré aquecido a 210ºC durante 20-35 minutos.
PANZARITTI
Estenda a massa e tire alguns discos. Disponha o recheio sobre metade do disco, deixando livre um bordo de cerca de 1 cm, que vai humedecer com um pouco de água. Dobre a metade livre, cobrindo o recheio, e assente o bordo que humedeceu por cima do outro, apertando ligeiramente para colar bem a massa. Com a gema batida doure os panzarotti, pique com um garfo e leve ao forno pré aquecido a 201ºC durante 20-25 minutos.
FOTOS: COZINHAR COM FANTASIA - SEÇÃO: TÉCNICAS E PREPARAÇÕES BÁSICAS - FICHA: 03
Sem comentários:
Enviar um comentário